Atenção, proprietários de ciclomotores! As populares “cinquentinhas” têm até o dia 31 deste mês para se regularizarem no Detran/AL. Essa é a sua chance de garantir que seu veículo esteja em conformidade com as exigências legais, incluindo registro, vistoria e habilitação. Mas você sabe exatamente o que isso implica? Os ciclomotores são definidos como veículos com até 50 cilindradas ou potência entre 1.000 W e 4.000 W, incluindo até mesmo bicicletas adaptadas com motor a combustão. Para andar com segurança e legalidade, é preciso estar atento ao registro, placa, licenciamento e à habilitação nas categorias A ou ACC.
Enquanto isso, as bicicletas elétricas, hoverboards, skates e patinetes elétricos com potência inferior a 1.000 W estão dispensados de registro e emplacamento, conforme as diretrizes do Código de Trânsito. Isso representa uma excelente oportunidade para quem busca alternativas de mobilidade mais sustentáveis e práticas. Mas não se esqueça: a regularização dos ciclomotores é fundamental para evitar multas e garantir a segurança nas vias.
Em Alagoas, aproximadamente 20 mil ciclomotores estão registrados, com mais de 15 mil já emplacados, segundo informações de Williams Rocha, chefe de vistoria do Detran. Desde 2015, a obrigatoriedade de registro, licenciamento e habilitação para ciclomotores está em vigor, após uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro. Não deixe para a última hora: regularize seu ciclomotor e aproveite a liberdade de pilotar com responsabilidade!
Fonte: @tribunahoje_

Foto: Divulgação/Aveloz
