O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou na última terça-feira (9), que o governo deve lançar até fevereiro o “Voa Brasil”, programa de passagens aéreas de até R$ 200 exclusivamente para aposentados e alunos do Programa Universidade para Todos (PROUNI) – de bolsas universitárias para alunos de baixa renda.
De acordo com Costa Filho, as passagens poderão ser compradas após o oficialização do anúncio do programa Voa Brasil pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Voa Brasil foi anunciado em março de 202 pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que deixou a pasta sem lançar o programa. Silvio Costa Filho assumiu o ministério em setembro e, em dezembro, disse que a iniciativa só sairia do papel em 2024.
O ministro afirmou que mais de 20,8 milhões de aposentados do INSS que ganham até dois salários mínimos serão beneficiados pelo programam. Além disso, cerca de 600 mil estudantes do ProUni também poderão participar do programa e adquirir as passagens por meio do Voa Brasil.
Os passageiros que cumprirem os requisitos do programa Voa Brasil deverão baixar um aplicativo do governo federal que será lançado em breve e cadastrar seus CPFs. Nesse app, os passageiros vão selecionar o percurso de sua viagem e seguir as instruções para a finalização da emissão do voucher.